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sexta-feira, dezembro 30, 2011

CULTURA: COMPREENDER PARA SER AGENTE DE MUDANÇAS


A cultura do estado presente no comercial da sua cerveja. 
O Rio Grande do Sul é fora do Brasil?? 
Vamos ver.




Novamente o reforço da imagem : Ser Gaúcho e honrar suas tradições(elementos culturais)






Polar é daqui, representa uma maneira inteligente da empresa, embora no fio da navalha dos preconceitos culturais, aproveitar-se de elementos da cultura gaúcha para venda do seu produto.






Polar "no export", outra maneira inteligente de transformar a limitação de uma marca regional , em vantagem competitiva no seu nicho cultural.




Na mesma linha, o reforço das expressões típicas do gaúcho.




A conclusão é muito clara. Aqui são exemplos exagerados de elementos culturais, propositadamente para uso comercial, porém sem dúvida presentes no inconsciente coletivo do povo gaúcho.
Dessa forma, ao transferirmos isso para dentro das organizações, os elementos culturais da mesma estão presentes com a mesma força. E, se antes de tudo, não realizarmos sua compreensão, jamais poderemos contribuir para uma mudança corporativa. Vamos apenas brincar com confete, serpentina e fantasia.