DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

DONOS DA GUERRA VOLUME II, BBB 12: BARRADOS NO BAILE


BBB 12: BARRADOS NO BAILE

Se a tarde de sexta (27) dentro da casa do BBB foi tranquila, não se pode dizer o mesmo do lado de fora: internautas espalharam pelas redes sociais três vídeos, nos quais Ronaldo e Renata, que vivem  uma "amizade colorida dentro da casa, estariam  fazendo sexo. Nos três vídeos, gravados durante os últimos dias, o casal é mostrado deitado na cama, olhando para a câmera e calados. Em um deles, as luzes do quarto Selva estão acesas, outros participantes percebem o clima que está se formando entre os dois e deixam o quarto.
A seguir, Renata vai para baixo do edredon, formando uma "cabaninha" com as pernas dobradas de Ronaldo, que fica sempre com a cabeça para fora, sugerindo que ela estivesse fazendo sexo oral nele. Em outro vídeo, Renata aparece olhando desconfiada para as possíveis câmeras ocultas do quarto e reclamando da "potência" dos microfones. Cenas de sexo não são novidade no BBB: desde a segunda edição. Regularmente, os participantes acabam cedendo à tentação e conseguem saciar seus instintos. No BBB 10, inclusive, houve uma cena de suposto sexo oral idêntica à atual, com os participantes Tessália e Michel, que inclusive rendeu uma alusão ao fato na capa da Playboy, quando ela aparecia segurando uma mangueira sensualmente perto da boca”.

Atenção, estamos falando de um horário nobre, completamente acessível a menores de idade.

Essa descrição acima em negrito seria uma nova série pornográfica, destinada ao público do gênero? Ou um filme confinado em salas diretamente identificadas como cine X?

Não, trata-se da décima segunda edição do projeto global Big Brother Brasil, transmitido em horário nobre e  extensamente detalhado na televisão por assinatura, durante o dia inteiro.Ou seja, aberto a todas faixas etárias. No entanto, este não seria o maior problema, uma vez que cabe à família, e não ao governo ou emissoras privadas, proteger suas crianças de programas ridículos e de baixo nível como este, auto-denominado “reality-show”. Onde todos são acompanhados constantemente por câmaras e microfones, até mesmo nos banheiros.

Porque ridículo e de baixo nível? Certamente não por falar sobre questões sexuais, mas sim pela forma de abordar as mesmas(linguagem extremamente vulgar) e pelo próprio conceito ideológico em si mesmo. Participantes confinados em uma casa durante 3 meses, submetidos à maior exposição possível e até situações de humilhação,incentivados à competição predatória entre si, pelo prêmio final de um milhão de reais. Mais que isso, manipulados pelo diretor Boninho, através de ordens e contra-ordens pelo microfone individual de cada um, de acordo com os números da audiência. Quando esta baixa, alguém certamente receberá um comando para provocar uma discussão, protagonizar um episódio sexual, ou qualquer coisa que possa levantar os números do deus chamado IBOPE.

Porém, nem sempre seres humanos funcionam roboticamente, via controle remoto. Talvez o BBB 12 marque o final deste suicídio ético e moral, através da retirada do modelo Daniel, acusado de estuprar a estudante Monique, quando aparentemente esta encontrava-se totalmente alcoolizada e inconsciente. Apesar dela ter negado esta ocorrência, de acordo com o artigo 225 da lei 8.072, que trata de crimes hediondos,quando uma pessoa se encontra em situação vulnerável, a ação criminal pode ser feita mesmo sem o consentimento da vítima. E nesse caso as denúncias foram feitas nacionalmente via ONGs e telefones, por inúmeras pessoas que assistiam a cena, provocando imediatamente a intervenção do Ministério e da polícia, que entrou via mandato judicial na casa, recolhendo provas periciais. Dois dias depois.

Assim, o inquérito segue sem manifestação de Monique. Em caso de estupros desse estilo, a vítima não é qualificada para dar queixa ou não.Trata-se de ação penal pública incondicional. Dessa forma, mesmo o famoso Boninho ordenando silêncio total aos demais, a toda-poderosa Rede Globo e sua grade de programação estará sendo também julgada, não somente o suposto estuprador( selecionado, sem esquecermos, entre milhares de candidatos). O grande selecionador? Outra vez Boninho.

GRAVES PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

- Porque Monique negou-se à realização do exame de corpo de delito? Teria recebido ameaças internas? Existem multas altíssimas para participantes considerados “rebeldes”. Porque a família não exigiu sua imediata retirada da Casa? A que se deve este total silêncio e omissão?

- Em caso comprovatório de ato sexual cometido contra alguém inconsciente, a equipe global, incluindo diretor, apresentador, etc...será julgada por omissão de socorro? Todos assistiam ao vivo, e os telefonemas imediatos foram do público e organizações em defesa da mulher. Nenhuma ação da equipe técnica, absolutamente nenhuma. A pressão popular obrigou o acionamento do inquérito pela Ministra. Aliás, o comentário do jornalista e apresentador Pedro Bial, diante do vídeo, foi: “como o amor é lindo”. Antes, ele cobria a queda do muro de Berlin. Hoje, ele acha lindo um possível estupro em cadeia nacional. 

- Entidades jornalísticas, diante de um fato gravíssimo como esse, pois Bial estava vendo a moça inconsciente, porque não mamifestaram  nenhuma advertência ao colega? A declarada liberdade de imprensa termina na porta dos estúdios globais?

- Porque Daniel recusou os advogados da Rede Globo e contratou seus próprios defensores? Será que ele vai contar a verdade? E a verdade não seria um estímulo para seus atos, visando exatamente uma subida vertiginosa do IBOPE? Se essa for a verdade, caberia a interdição da emissora. Quem teria esta coragem?

- No depoimento, ele já assumiu não ter conseguido manter a ereção pelo abuso de álcool. Então a intenção era clara. Os resultados da perícia ainda não foram divulgados, porém essa admissão já configura o clima estabelecido.

- E a parte do povo que defendeu Daniel, justificando que ela estava alcoolizada por vontade própria? Que poderia "merecer" essa invasão? Que valores temos enquanto sociedade civil?? O estado da vítima justifica atos de violência? Assim pais podem espancar filhos"indisciplinados" quase até sua morte?

E NÓS, CIDADÃOS BRASILEIROS?

Nós que estudamos em universidades famosas, estudamos dez idiomas e seguimos com trinta MBAs?
Somos muito responsáveis por isso, como cidadãos brasileiros e como pessoas humanas. A nós cabe exigir o fim do lixo que contamina ética e moralmente nossa sociedade. Nem sempre os donos da guerra fumam crack, moram em favelas ou usam colarinho branco. 

Muitas vezes estão na mídia como estrelas,  fashion style e nomes tradicionais. Mas seu poder também é letal e corrosivo.

O BBB é um lixo, e como se viu, potencialmente perigoso. Não é difícil acabar com ele. Basta apenas um click.

CLICK , CLICK, CLICK

THE END, BONINHO, THE END BIAL, THE END VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA.