DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

PARCEIROS-CONSULTING: IMPRENSA E PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES: ANGELA PIERUCCINI

Livro Lendas do Brasil
Livro A História do Aço No Brasil
Livro Mitos e Raças do Brasil
Coleção Poetas de Orpheu
Revista Parceiros RH, Números 01 e 02
Artigos: Gestão das Diferenças Nas Equipes, Dinâmica dos Grupos Aplicada Em Grupos Virtuais, Realidade ou Ficção, Mudança E Resistência À Mudança, nas revistas Nextbuy, Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e Parceiros RH

PERFIL EXECUTIVO

Seminário 29/03/2004
Cláudia Freiesleben


Renault rebate siderúrgicas

A relação na cadeia produtiva automotiva está, de fato, fora de sintonia. As divergências vão além do que se imagina. O diretor de compras da Renault para o Mercosul, Emmanuel Gavache, deixou uma dúvida plantada na mente de todos os que estiveram presentes ao seminário Compras Automotivas: Hora do Reacerto: depois de escutarem, do diretor comercial da Usiminas, Idalino Ferreira, que o aço no Brasil é mais barato do que na Europa, ouviram do executivo francês exatamente o oposto:
“Na Europa o insumo é mais barato. O aço galvanizado a quente aqui é 15% mais caro e o a frio custa de 8% a 10% a mais.”
É por esse motivo que a montadora francesa não descarta a possibilidade de adquirir o insumo fora do País: “Não é o que queremos. Sempre é melhor comprar aço onde produzimos veículos. No entanto pode ser uma saída”.
Alta qualidade e redução dos custos são metas constantes para a companhia, afirmou o executivo. Mas enquanto tenta digerir os aumentos nos custos de produção a Renault tem como prioridade o índice de nacionalização de seus produtos. Motivada pela disparidade do euro e do dólar frente à moeda local a companhia pretende alcançar 90% de conteúdo local em seus automóveis de passeio até 2006. Atualmente o Clio hatch tem 80% de nacionalização e o Scénic 74%.
O mesmo acontecerá com os utilitários, como o Master, que são fabricados, na média, com 68% de peças nacionais. O modelo estará com 75% de conteúdo local até 2005: “No início nossos volumes eram pequenos para compensar a produção local de alguns componentes. Mas o crescimento das vendas acelerou o processo”.

COMENTÁRIO: Neste seminário organizado pela revista VALOR, Emmanuel Gavache, hoje Diretor de Parceiros-Consulting Brasil e Capgemini Consulting França, demonstrou o que é, na realidade, um perfil executivo de "best performance", contestando publicamente,diante da imensa platéia de jornalistas,as afirmações do então Presidente de uma grande empresa nacional de aço.
Quais afirmações?
De que o preço do aço brasileiro vendido no mercado interno, seria similar ao exportado para outros países. Diante da contestação documental, impossível de ser refutada, a indústria automobilística naquele momento conseguiu uma redução das alíquotas de importação nessa matéria-prima. Houveram riscos na postura assumida pelo Diretor de Compras Nercosul da Renault? Sem duvida, mas os benefícios para sua empresa foram enormes.

CICS FARROUPILHA E SINDICALÇADOS PROMOVEM PAINEL ECONÔMICO
(5/5/2008)

Entidades empresariais CICS, CDL, Sindicato das Indústrias de Calçados, Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem, Sindilojas e Sindigêneros promovem no dia 8 de maio, às 19h, no Cesf, painel econômico sobre: “INDIA E CHINA: PARA ONDE VAMOS?"
No atual cenário internacional, uma análise sócio-político-econômica das duas potências. vantagens e desvantagens competitivas: o que elas representam para o Brasil? Aliadas ou inimigas? No xadrez do mercado global, afinal, para onde vamos?

O painel será apresentado pelo francês Emmanuel Gavache, engenheiro, mestrado em finanças,com experiência executiva na direção de grandes grupos multinacionais, como o Grupo Renault/Nissan, entre outros.

Adriana Lins
Assessora de Comunicação - CICS