DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

RECOMENDADOS : LIVROS

DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL, FELA MOSCOVICI

Fela Moscovici introduziu os princípios e aplicações da Dinâmica dos Grupos no Brasil. Este livro aborda os aspectos mais importantes da teoria e prática referente aos processos grupais.
Leitura indispensável para todos aqueles que facilitam grupos, sejam gestores, consultores internos ou consultores externos.

                                        

EQUIPES DÃO CERTO, FELA MOSCOVICI

Na mesma linha de processos grupais, excelente para quem utiliza Intervenções de Team-Building, como ferramenta para o DO (Desenvolvimento Organizacional)

                                                      

O HOMEM E SEUS SÍMBOLOS, CARL GUSTAV JUNG

Livro de importância capital para entendimento dos símbolos onipresentes na humanidade.
Nas palavras do autor: " O homem não consegue perceber que, apesar de toda sua racionalização e eficiência, permanece possuído por "forças" além do seu controle. Seus deuses e demônios absolutamente não desapareceram, apenas tem novos nomes. E conservam-no em contato íntimo com a inquietude, apreensões vagas, complicações psicológicas, uma insaciável necessidade de pílulas, álcool, fumo, alimento e, acima de tudo, uma enorme coleção de neuroses".
Transferir esta simbologia para as organizações facilita o diagnóstico do seu real funcionamento e as causas das suas problemáticas. É uma empresa que necessita de uma figura que represente a "mãe ou pai " primordial, para seguir sobrevivendo? Ou necessita "matar" seus heróis, como o Mito de Aquiles e Heitor? Ou.......
Leitura enriquecedora.

                                                      
O PRÍNCIPE, MAQUIAVEL

Atualíssimo, mostra analiticamente as diferentes estratégias para a manutenção do poder.
" Mudar tudo para tudo continuar igual".
Estariam assim explicados os constantes processos de Reengenharia, sem a correspondente mudança cultural interna???
Para ler, pensar e repensar.


                                                  

DEUS E OS HOMENS, VOLTAIRE

Pensador da existência humana, outro livro fundamental para compreensão das bases de nossa sociedade.Sempre repleta de superstições, fanatismos, injustiças, "milagres" e outros congêneres.
Voltaire: "As nações ditas civilizadas, por terem sido más e infelizes em cidades, em vez de o serem ao ar livre ou em cavernas, não encontraram antídoto mais poderoso contra os venenos que devoravam a maioria dos corações do que o recurso a um Deus recompensador e vingador. Que outro freio podia, pois, ser posto à cupidez, às transgressões secretas e impunes, além da idéia de um senhor eterno que nos vê e julgará até mesmo nossos pensamentos mais intimos?."
Para nós, que trabalhamos com organizações, vale pensar que tudo "serve" a um funcionamento, pois as disfunções estão sendo permitidas, quando houver uma problemática destas nas empresas.
Vamos aprender a olhar, como Voltaire, embaixo do iceberg, para não correr o risco de contaminação com causas aparentes e falsamente reais.

                                                  

DINÂMICA E GÊNESE DOS GRUPOS, GERALD BERNARD MAILHIOT

Quais são as fases de um grupo? Como este grupo pode transformar-se em equipe?
Quais são os processos grupais que facilitam ou impedem uma melhor performance?
A Dinâmica dos Grupos é uma ciência, e como tal, possui uma base de conhecimento testada e corroborada através de pesquisa e aplicação.
Assim os fenômenos grupais se repetem em todos os grupos, sendo este livro excelente para uma primeira compreensão de tais fenômenos, tanto para gestores, como para consultores, professores et all...Assim podemos facilitar nossos grupos ou equipes, e não "atrapalhar" seu funcionamento.

O INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO, JEAN-FRANÇOIS CHANLAT(COORDENADOR),OFÉLIA DE LANNA SETTE TÔRRES(ORGANIZAÇÃO DA EDIÇÃO BRASILEIRA), VOLUMES I e II

Dimensões Esquecidas
Artigos Volume I:


- Por Uma Antropologia Da Condição Humana Nas Organizações/ Vers Une Antropologie de L'Organisation
- Poder, Linguagem e Ação Nas Organizações/ Pouvoir, Symbolique, Langage et Organisation
- A Inveja, Grande Esquecida dos Fatores de Motivação em Gestão/ L'Envie, Grande Oubliée des Facteurs de Motivation en Gestión
- Alteridade, Ser Executivo No Exterior/ Être Cadre à L'Etranger
- Palavras:A Ferramenta do Executivo/ La Gestion, Une Affair de Parole
- Una Nova Visão do Sofrimento Humano Nas Organizações/ Nouveau Regard Sur La Souffrance Humaine Dans Les Organisations
- Tempo no Trabalho: Outra Dimensão Esquecida Nas Organizações/ Pour Un Paradigme Ethnographique Du Temps Du Travail

Artigos Volume II:


- Linguagem Do Corpo, Gestualidade e Comunicação/ Langage Du Corps, Gestualité Et Communication
- O Simbolismo E A Cultura De Empresa: Dos Abusos Conceituais Às Lições Empíricas/ Le Symbolisme Et La "Culture D'Entreprise: Des Abus Conceptuels Aux Leçons Du Terrain".
- Espaço, Identidade E Organização/ Espace, Identité Et Organisation
- Relações de Transferência Na Empresa: Confusões E Atritos No Processo Decisório/
- Mudança Organizacional E Realidades Culturais: Contrastes Franco-Americanos/ Changement Organisationnel Et Réalités Culturelles: Contrastes Franco-Américains
- A Neurose Profissional/ La Névrose Professionelle
- Executivas: Quais as Diferenças Na Diferença?/ Les Femmes Cadres: Quelles Différences Dans La Différence?
- A Diferenciação Sexual No Trabalho: Condições De trabalho Diferentes Ou Uma Questão de Sexo?/ La Différentiation Sexuelle En Manière de Santé Et Securité Du Travail: Des Conditions De Travail Différentes Ou Le Sexe En Cause?
- Interioridade, Gestão e Organização: Da Realidade Psíquica Como Fundamento Da Gestão/ Interiorité, Gestion Et Organisation: De La Réalité Psychique Comme Fondement De La Gestion


                                              
TRANSFORMANDO SUOR EM OURO, BERNARDO REZENDE


Neste livro, o excepcional técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardo Rocha de Rezende - o Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações são tarefas surpreendentemente semelhantes. A partir de suas experiências na quadra e fora dela, bem como muitas leituras, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados para qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta clássica dos mais diversos grupos profissionais: como vencer obstáculos, atingir o primeiro lugar e, principalmente, manter esse primeiro lugar. 
Com essas premissas o autor desenvolver sua visão sobre a Roda da Excelência, um instrumento para gerenciar equipes e mantê-las sempre no seu melhor desempenho..