DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

terça-feira, junho 21, 2011

ODE Á ALEGRIA, ODE À SUPERAÇÃO










Ludwig van Beethoven ainda é um dos maiores compositores de todos os tempos. Nascido na Alemanha em 1770 não tinha paciência para estudar, mas era dono de um talento excepcional para a música. Foi o responsável por algumas das mais belas composições clássicas, dentre elas a Sinfonia nº9 ou Nona Sinfonia.
A Nona Sinfonia de Beethoven é a obra mais conhecida do gênio musical. Ela foi encomendada pela Real Sociedade Filarmônica em 1817 e começou a ser composta no ano seguinte. A base para sua criação foi a tentativa de Beethoven, musicar o poema A Alegria de Friedrich Schiller, que lera quando jovem e com o qual se emocionara por fazer menções a fraternidade humana. Influenciado pelos ideais da Revolução Francesa, queria que sua obra fosse imortal. Ele não conseguia realizar seu sonnho, sempre ficando preso em determinadas passagens do poema. Felizmente, um dia, Beethoven adentrou correndo ao escritório para avisar ao secretário que havia conseguido. Gritando “Consegui, consegui”, Beethoven pôs-se ao piano e tocou a sinfonia para que o mesmo escutasse.
A obra foi dedicada ao Rei Frederico Gulherme III, da Prússia, vista como um hino de emancipação do mundo europeu dos tempos feudais. A Nona Sinfonia apresenta a alegria e a felicidade como possíveis, e para que sejam atingidas, basta estreitar a mediocridade política e cultural que nos cercam. Daí a compreensão do motivo que levou a União Européia a adotar a obra de Beethoven como hino oficial.
A Nona Sinfonia foi apresentada pela primeira vez no Teatro Kärntnertor, na Áustria, em 7 de maio de1824, marcada como a primeira obra de um compositor que utilizou a voz humana com a mesma importância que os instrumentos na sua obra.
Beethoven já estava totalmente surdo nesse momento.

Um comentário:

  1. Um claro exemplo de superação humana, baseada em um sonho, no gosto pelo fazer, e pela imensa força de vontade.

    ResponderExcluir