DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

quinta-feira, abril 29, 2010

GESTÃO DAS DIFERENÇAS NAS EQUIPES


GESTÃO DAS DIFERENÇAS NAS EQUIPES

A China é uma civilização milenar, uma das mais antigas do nosso mundo conhecido.
Nela vamos buscar os primeiros fundamentos de base para uma competência essencial, necessária aos gestores de todos os níveis na coordenação de equipes:a gestão das diferenças existentes nessas equipes, de maneira que as mesmas resultem em alta performance e não somente em conflitos improdutivos.
No entanto, com esse objetivo não vamos olhar os conceitos chineses de liderança ou suas práticas gerenciais, de nenhuma forma modernos e condizentes com o tema abordado neste artigo, porém examinar alguns preceitos da filosofia oriental chamada taoísmo.
Todos em algum momento ouvimos as palavras YIN-YANG, uma representação da dualidade dentro do TAO, base da filosofia e metafísica da cultura chinesa. Segundo este principio, duas forças complementares compõem tudo o que existe, surgindo do equilíbrio dinâmico entre elas qualquer movimento e mutação. Essas forças são identificadas como:

YANG- O princípio ativo, diurno, luminoso, quente, masculino.
YIN: O princípio passivo, noturno, escuro, frio, feminino.

Também sendo identificado como o Tigre e o Dragão, representando os opostos( as diferenças).. Essas características acima atribuídas a cada uma das dualidades não são definições, nem representam juízo de valor, ao contrário, são analogias que exemplificam a expressão de cada uma deles no mundo dos fenômenos.
De outro lado, os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação situacional, sendo absolutamente complementares. Quando há desequilíbrio e portanto, “doença”, a causa é uma desarmonia entre ambos, havendo preponderância de um sobre o outro.
"Não teríamos dia se não houvesse noite; não teríamos frio se não houvesse calor. Portanto, podemos concluir que Yin e Yang estão ao mesmo tempo em oposição e em interdependência”. Qualquer ser vivo, fenômeno, objeto, etc., ocorre da inter-relação constante de Yin e Yang. A diversificação da unidade é constituída pela manifestação desses dois aspectos antagônicos de energia, que formam um infinito de combinações e constituem todo o universo.

Poderíamos estar nos perguntando neste momento: Muito bem, mas qual a relação do Tao´com o tema Gestão das Diferenças nas Equipes?

A resposta é uma relação direta no que concerne à importância da formação heterogênea,com equipes apresentando habilidades e/ou competências complementares e diferentes, para não gerar um desequilíbrio no sistema, o que nesse caso pode significar baixos níveis de desempenho e criatividade.
Se todos tiverem o mesmo perfil, por exemplo, o que irá acontecer quando a Equipe vivenciar situações que necessitem um perfil diferente? E tais situações tornam-se cada vez mais freqüentes nas organizações modernas, em períodos onde as crises apenas vão mudando quanto às causas aparentes.
No final, a ausência de heterogeneidade pode levar à “morte” do sistema, ou seja, perda completa da energia para solução de problemas ou novas idéias. A equipe fica coesa, mas coesa na sua completa paralização.

Isso somente em nível coletivo, Individualmente podemos citar a necessidade de Inclusão pessoal, muito bem estudada e descrita por Wilhelm Schutz, quando destaca que todo membro de um grupo ou equipe tem necessidade de perceber-se e sentir-se aceito, integrado e valorizado totalmente por àqueles aos quais se junta.
Tentará assim verificar seu grau de aceitação, procurando “provas” de que não é ignorado, isolado ou rejeitado por suas eventuais diferenças, principalmente pelo Líder,manifestando essa necessidade de forma mais imperiosa nos momentos de tomada de decisão.
Um membro de Equipe sente-se definitivamente incluído no grupo ao ver-se como participante integral de cada uma das fases deste processo de tomada de decisão.

Assim, falar em Gestão das Diferenças significa em primeiro lugar, entender a importância dessas diferenças como processo de melhoria da performance grupal e fonte renovadora da energia do sistema, sendo a palavra sistema aqui entendida como Equipe.
Em segundo lugar, o Gestor necessita desenvolver sua competência na facilitação e integração dessas diferenças dentro da Equipe, uma vez que se esse papel não for desempenhado, toda a riqueza e importância da diversidade poderá perder-se nos conflitos internos gerados pela mesma diversidade.
Em terceiro, porém não menos importante, ao contrário, outra aprendizagem do Gestor é “lidar” com seus próprios preconceitos em relação a algumas diferenças, as quais sejam extremamente importantes para a Equipe.
Todos somos humanos e nunca estaremos isentos de preferências e/ou rejeições diante de determinadas características pessoais, porém no exercício de um papel de liderança estas não podem contaminar avaliações objetivas da Equipe ou mesmo gerar distanciamentos na relação com membros que apresentem tais características.
Se isso não for possível, não existe ainda maturidade para o desempenho de uma Gestão.

Concluindo, vamos fechar com algumas frases de um grande pensador, Michel Foucault, corroborando definitivamente a riqueza das diferenças, e não a tranqüilidade das semelhanças:

“ O homem é um ser paradoxal”
“ O homem é múltiplo e vive no múltiplo”.
“ Nesta nova era técnico-científica amplia-se o grau de vulnerabilidade e, não o esqueçamos, de humilhação pessoal. Fragilidade e dependência é algo que todos os indivíduos experimentam em algum momento da sua vida”.
“ Pensar o impensável é pensar o paradoxo “ (Só com diferenças podemos fazer isso).
“ Caminhar consiste em uma ex-posição, em um estar fora de posição”.

ANGELA PIERUCCINI
PSICÓLOGA
CONSULTORA EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
DIDATA EM DINÃMICA DOS GRUPOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DINÂMICA DOS GRUPOS
SÓCIA- FUNDADORA DA PARCEIROS CONSULTORIA EM DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E PROCESSOS DE MUDANÇA
ANALISTA E PESQUISADORA DAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS
pieruccini@parceiros-consulting.com


Autores Referidos No Artigo Ou Utilizados P/ Suporte Teórico

- Princípios Básicos da Filosofia Oriental Chinesa
- Wilhelm Schutz
- Kurt Lewin
- Michel Foucault
- Gérald Bernard Mailhiot

Nenhum comentário:

Postar um comentário