DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

sexta-feira, abril 30, 2010

APRESENTAÇÃO PARCEIROS-CONSULTING









Parceiros-Consulting é uma empresa de Consultoria em Desenvolvimento Organizacional, com sede na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, e parcerias internacionais estabelecidas na Argentina, França e Espanha.Fundada no ano de 1.986, tem uma atuação de mais de vinte e dois anos na área, embasada em atualizações permanentes, metodologia científica e uso de ferramentas exclusivas nos seus projetos.

Nosso Foco:Desenvolvimento Organizacional, definido como uma intervenção planejada, que busca abranger a empresa como um todo e dessa forma facilitar a mudança cultural da mesma, no que se refere aos seus processos organizacionais. Assim focalizamos o aumento real da eficácia da empresa, utilizando para isso os conhecimentos e práticas obtidos através das ciências sociais, administrativas e do comportamento.

METODOLOGIA: Utilizamos a Metodologia de Consultoria de Processo, desenvolvida por Warren Bennis nos EUA. Consultoria de Processo, enquanto método, privilegia em primeiro lugar o Diagnóstico e Análise da Cultura Organizacional, ou do grupo/setor envolvido no trabalho, objetivando depois propor as intervenções necessárias para uma mudança corporativa planejada, de acordo com as reais necessidades da empresa.

REFERENCIAIS TEÓRICOS:

Teoria da Dinâmica dos Grupos
NTL (National Training Laboratory)
Instituto Tavistock de Formação de Líderes
Insead Business School, Escola de Executivos, França
O Pensamento Sistêmico
Teoria do Desenvolvimento Organizacional, de Warren Bennis

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES
FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL:

DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL/GRUPO/SETOR

Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais(padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos), aceitos e partilhados por todos os membros da organização e que, de certa forma,tornam essa organização única. A Cultura não é estática e permanente, sofrendo alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.
Assim, através de várias ferramentas combinadas, efetuamos o mapeamento da Cultura Organizacional vigente na organização, para depois, em conjunto com o cliente, realizarmos uma Análise dos resultados, identificando os aspectos impulsionadores que devem ser mantidos e os aspectos restritivos que devem ser eliminados. Após essa fase elaboramos o projeto de implementação da nova Cultura Organizacional, de acordo com as crenças e valores subjacentes a esse processo. O processo acontece de maneira semelhante, porém dentro do limite correspondente, quando se refere ao Diagnóstico de um Grupo específico, Equipe ou Setor.

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL,COMPETÊNCIAS NO MANAGEMENT

O Desenvolvimento Gerencial resulta na aquisição , expansão ou reformulação de conhecimentos, habilidades e atitudes, de forma planejada e sistemática, para melhoria do desempenho atual e, ao mesmo tempo, possibilidade de preparação para posições de nível superior. Dessa forma, nossa intervenção para Competências no Management , tem os seguintes objetivos específicos:
- Promover melhoria de performance do manager, pelo desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais de gestão, melhorando sua atuação como líder de Equipes,
- Estabelecer uma cultura profissionalizada de gestão, previamente definida pela organização,
- Promover o conhecimento das áreas potenciais de habilidades e dos pontos restritivos, passíveis de aperfeiçoamento,
- Promover a integração das diferentes percepções do estilo de management dos participantes, trabalhando sobre as possíveis incongruências entre as mesmas,
- Desenvolver a transversalidade, favorecendo o trabalho Inter-Equipes.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES,TEAM-BUILDING

GRUPO: O desempenho é a somatória das contribuições individuais dos seus membros.
EQUIPE: Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma dessas mesmas contribuições individuais. Uma Equipe é caracterizada pelo alto grau de interdependência entre seus membros, direcionado para a realização de uma meta ou tarefa, gerando sinergia positiva para este objetivo.
Nossa intervenção de Team-Building apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Diagnosticar a Cultura vigente na Equipe e o Clima Social dela decorrente, com o objetivo de estabelecer em conjunto os aspectos dessa Cultura para serem fortalecidos e/ou modificados
- Desenvolver competências para o trabalho em Equipe, aumentando a comunicação entre seus membros e criando/fortalecendo vínculos de confiança Intra-Equipe,
--Qualificar o relacionamento interpessoal na Equipe,
- Aumentar a transfersalidade(Inter-Equipes), e em consequência a eficiência na obtenção dos resultados organizacionais.

GRUPO: O desempenho é a somatória das contribuições individuais dos seus membros.
EQUIPE: Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma dessas mesmas contribuições individuais. Uma Equipe é caracterizada pelo alto grau de interdependência entre seus membros, direcionado para a realização de uma meta ou tarefa, gerando sinergia positiva para este objetivo.
Nossa intervenção de Team-Building apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Diagnosticar a Cultura vigente na Equipe e o Clima Social dela decorrente, com o objetivo de estabelecer em conjunto os aspectos dessa Cultura para serem fortalecidos e/ou modificados
- Desenvolver competências para o trabalho em Equipe, aumentando a comunicação entre seus membros e criando/fortalecendo vínculos de confiança Intra-Equipe,
--Qualificar o relacionamento interpessoal na Equipe,
- Aumentar a transfersalidade(Inter-Equipes), e em consequência a eficiência na obtenção dos resultados organizacionais.

PROCESSO DE COACHING,ORIENTAÇÃO EXECUTIVA

O Coaching é um processo de orientação e assessoramento para o desenvolvimento pessoal/profissional do cliente, fundamentado numa relação básica de confiança entre Coach/Indivíduo/Organização.
Constitui-se em compromisso mútuo das diferentes partes quanto às metas, ações, recursos e condições, que possibilitem a potencialização dos talentos e competências, bem como o desenvolvimento dos aspectos restritivos, assim permitindo o alcance dos objetivos propostos.
NOSSA METODOLOGIA DE COACHING
Utilizamos uma ferramenta prévia de Diagnóstico para definição posterior conjunta dos objetivos, tempo e resultados do Coaching: Análise de Percepção 360 Graus.
O Diagnóstico facilita de maneira clara e transparente as linhas mestras do processo

FORMAÇÃO DE LÍDERES: PLANO DE SUCESSÃO,GESTÃO DE CARREIRA

Acreditamos que cada organização, dentro dos modernos conceitos de Gestão do Conhecimento, Learning Organization e Inteligência Estratégica, entre outros, deveria preocupar-se internamente com formação de líderes, preparando-se na sucessão dos cargos-chave no futuro e fazendo gestão de carreira dos seus executivos.
Nossa intervenção Formação de Líderes inicia desde o auxílio na montagem dos critérios de participação no programa, passando pela construção completa e coordenação dos módulos técnicos e comportamentais, incluindo trabalho de conclusão, até a assessoria na criação do plano de retenção desses líderes formados.
O Plano de Sucessão faz parte dos critérios de participação no Programa e será objeto de Consultoria específica dentro desta intervenção.

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL,EU E OS OUTROS

Competência Interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de acordo com os seguintes critérios: percepção acurada da situação interpessoal e de suas variáveis relevantes e respectiva inter-relação; habilidade de resolver eficazmente os problemas interpessoais, de tal maneira que não ocorram regressões, alcançando soluções de uma forma eficiente, que permita aos envolvidos seguir trabalhando juntos e atingir os resultados propostos.
Competência Interpessoal é uma habilidade indispensável para todo cargo de gestão, portanto deve anteceder os Programas de Desenvolvimento Gerencial e Construção de Equipes. Não há possibilidade de um management eficaz sem a necessária base de percepção, comunicação e processo de abertura e feedback.

PROGRAMAS ESPECÍFICOS,NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS CLIENTES

Temos um trabalho diferenciado dirigido às necessidades dos nossos clientes, resultado de uma extensa experiência adquirida e de distintos programas desenvolvidos junto aos mesmos, validados através de indicadores específicos de resultados.
Para essas intervenções iniciamos sempre através do Diagnóstico da Cultura, e partindo deste montamos o projeto necessário, buscando o auxílio de parceiros externos quando ocorra indicação para tal.

Exemplos de Programas Específicos:
Sucessão de Empresas Familiares,Implantação da Área de RH, Capacitação de Multiplicadores,Formação de Negociadores P/ Ambientes Multiculturais, entre outros

COMPETÊNCIAS

ANGELA PIERUCCINI, DIRETORA PARCEIROS CONSULTING

Graduada em Psicologia pela UCS/RS, Didata em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, Presidente da SBDG gestão 2004/2005, Pesquisadora de Cultura Organizacional, Praticien Dolquest, Sócia-Diretora e fundadora da empresa Parceiros Ltda desde 1996.Especialista no Desenvolvimento da eficácia coletiva das equipes de direção: desenvolvimento das competências gerênciais, administração de conflitos, processos de tomada de decisão e delegação, desenvolvimento de habilidades executivas para administração de diferentes culturas e coaching de dirigentes
Especialista no Desenvolvimento de Competências em Management, incluindo formação de gestores de equipes e facilitadores de grupos, bem como capacitação de Consultores Internos. Master em Desenvolvimento de Equipe : desenvolvimento das competências nas habilidades técnicas e comportamentais, objetivando uma evolução das mesmas para Equipes de Alta Performance.
Estruturação dos processos de sucessão em empresas familiares e não-familiares, inclusive em nível de Avaliação e Desenvolvimento do Plano de Carreira.
Intervenções de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional em situações de fusões/aquisições e mudança organizacional, envolvendo nova estruturação dos processos de gestão e integração das diferentes culturas.Está habituada a conduzir missões de aconselhamento/facilitação em ambientes multi-culturais, incluindo trabalhos de Consultoria para clientes espanhóis, franceses, ingleses, africanos, mexicanos, americanos e sul-americanos
Especialista ma Metodologia Dolquest de Perfil e Coaching P/ Executivos

EMMANUEL GAVACHE, DIRETOR PARCEIROS CONSULTING

Graduado em Engenharia pelo ESB/CEDEP- INSEAD da França, Manager de grupos internacionais, Diretor de Purchasing da Capgemini e Sócio-Diretor da empresa Parceiros desde 2005.
Responsável pela criação de grandes direções internacionais, desde o recrutamento, seleção e desenvolvimento das equipes de trabalho, até a elaboração de estratégias de marketing e relacionamento com fornecedores/prestadores de serviço, incluindo a organização e realização de conferências e seminários internacionais na Europa, Mercosul, China e India.
Especialista no desenvolvimento da eficácia coletiva das equipes de direção, no desenvolvimento de habilidades executivas para administração de diferentes culturas e coaching de dirigentes, estando habituado a conduzir missões de aconselhamento em ambientes multi-culturais, incluindo projetos executivos com equipes brasileiras, espanholas, francesas, inglesas, americanas e indianas, tendo sido responsável pela direção da joint-venture entre General Motors, Renault e Nissan para um projeto específico, conduzindo diferentes equipes para um mesmo objetivo.
Especialista em Diagnóstico/Auditoria Organizacional,
Master na condução de Treinamentos de Aquisição de Competências p/ Management, Especialista em Intervenções de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional em situações de fusões/aquisições e mudança organizacional, envolvendo uma nova estruturação dos processos de gestão e integração das diferentes culturas.
Mestre em Negociação
Especialista na Metodologia Dolquest em Perfil e Coaching P/ Executivos
Mestre em Desenvovimento de Management P/ Executivos de Primeiro e Segundo Nível

Nenhum comentário:

Postar um comentário