DIRETORES ASSOCIADOS

Angela Pieruccini
pieruccini@parceiros-consulting.com
Emmanual Gavache
gavache@parceiros-consulting.com

sexta-feira, abril 30, 2010

RUBEM ALVES







Rubem Alves é teólogo, nascido em Boa Esperança, Minas Gerais. Em 1933 mudou-se para Campinas e depois para Lavras, onde atuou como pastor em uma comunidade presbiteriana.
Realizou seu Doutorado em Princeton, EUA.
Professor da Unicamp e Psicanalista, dedica-se também à escritura de crônicas e artigos.
Escreve semanalmente para o jornal Correio Popular e eventualmente para a Folha de São Paulo.

Livros Publicados, entre outros:

A Festa de Maria
O Quarto do Mistério
Concerto Para Corpo e Alma
Cenas da Vida
A Alegria de Ensinar
Conversas Com Quem Gosta de Ensinar
Estórias de Quem Gosta de Ensinar
Navegando
Sobre o Tempo e a Eternidade
E Aí?
Cartas aos Adolescentes e aos Seus Pais
O Retorno e Terno

Livros Infantis:

A Menina e o Pássaro Encantado
A Pipa e a Flor
O Passarinho Engaiolado

Rubem Alves é um pensador antes de tudo, e suas reflexões e questionamentos sobre os temas que concernem ao homem em si mesmo, são fundamentais para quem trabalha com gente. Em qualquer nível, seja no ensino, consultoria, prestação de serviços, etc...
De maneira simples e até singela, ele aborda temas profundos e controversos, importantes para todos aqueles que, antes de mais nada, respeitam e consideram seus semelhantes.
É fundamental como base ideológica e filosófica do SER em substituição ao TER, e com isso tornando-seimprescíndível nos processos de mudança individuais e/ou grupais.

Palavras de Rubem:

"Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar"

" Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical.A experiência da beleza tem de vir antes".

"A alma é uma coleção de belos quadros adornecidos, os seus rostos envolvidos pela sombra. Sua beleza é triste e nostálgica porque, sendo moradores da alma, sonhos, eles não existem do lado de fora. Vez por outra, entretanto, defrontamo-nos com um rosto (ou será apenas uma voz, ou uma maneira de olhar, ou um jeito da mão...) que, sem razões, faz a bela cena acordar. E somos possuídos pela certeza de que este rosto que os olhos contemplam é o mesmo que, no quadro, está escondido pela sombra. O corpo estremece. Está apaixonado.
Acontece, entretanto, que não esxiste coisa alguma que seja do tamanho do nosso amor. A nossa fome de beleza é grande demais.(...)Cedo ou tarde descobrirá que o rosto não é aquele. E a bela cena retornará à sua condição de sonho impossível da alma. E só restará a ela alimentar-se da nostalgia que rosto algum poderá satisfazer."

" Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

“É mais fácil amar o retrato. Eu já disse que o que se ama é a ‘cena’. ‘Cena’ é um quadro belo e comovente que existe na alma antes de qualquer experiência amorosa. A busca amorosa é a busca da pessoa que, se achada, irá completar a cena. Antes de te conhecer eu já te amava.... E então, inesperadamente, nos encontramos com rosto que já conhecíamos antes de o conhecer. E somos então possuídos pela certeza absoluta de haver encontrado o que procurávamos.A cena está completa. Estamos apaixonados”

Nenhum comentário:

Postar um comentário