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sábado, maio 15, 2010

PERFIL EXECUTIVO DE BEST PERFORMANCE: CASES DE SUCESSO


SEMINÁRIO COMPRAS AUTOMOTIVAS: HORA DO REACERTO
29/03/2004

" Renault rebate siderúrgicas
Por Claudia Freiesleben

A relação na cadeia produtiva automotiva está, de fato, fora de sintonia. As divergências vão além do que se imagina. O diretor de compras da Renault para o Mercosul, Emmanuel Gavache, deixou uma dúvida plantada na mente de todos os que estiveram presentes ao seminário Compras Automotivas: Hora do Reacerto: depois de escutarem, do diretor comercial da Usiminas, Idalino Ferreira, que o aço no Brasil é mais barato do que na Europa, ouviram do executivo francês exatamente o oposto:
“Na Europa o insumo é mais barato. O aço galvanizado a quente aqui é 15% mais caro e o a frio custa de 8% a 10% a mais.”
É por esse motivo que a montadora francesa não descarta a possibilidade de adquirir o insumo fora do País: “Não é o que queremos. Sempre é melhor comprar aço onde produzimos veículos. No entanto pode ser uma saída”.
Alta qualidade e redução dos custos são metas constantes para a companhia, afirmou o executivo. Mas enquanto tenta digerir os aumentos nos custos de produção a Renault tem como prioridade o índice de nacionalização de seus produtos. Motivada pela disparidade do euro e do dólar frente à moeda local a companhia pretende alcançar 90% de conteúdo local em seus automóveis de passeio até 2006. Atualmente o Clio hatch tem 80% de nacionalização e o Scénic 74%.
O mesmo acontecerá com os utilitários, como o Master, que são fabricados, na média, com 68% de peças nacionais. O modelo estará com 75% de conteúdo local até 2005: “No início nossos volumes eram pequenos para compensar a produção local de alguns componentes. Mas o crescimento das vendas acelerou o processo”."

COMENTÁRIO

Neste seminário organizado pela revista VALOR, Emmanuel Gavache, hoje Diretor de Parceiros-Consulting Brasil e Capgemini Consulting França, causou muito mais do que dúvidas naquele momento,demonstrando na prática o que é um perfil executivo de "best performance" na constestação ao colega painelista Idalino ferreira.
Quais afirmações foram desmentidas?
De que o preço do aço brasileiro vendido no mercado interno, seria similar ao exportado para outros países. O contraponto foi apresentado de forma documental,com orçamentos exatamente iguais, cotados simultâneamente no país e nos EUA. Diante da difereça, impossível de ser refutada, a indústria automobilística conseguiu uma redução das alíquotas de importação dessa matéria-prima.
Houveram riscos na postura assumida pelo Diretor de Compras Nercosul da Renault?
Sem duvida, mas posteriormente os benefícios para sua empresa foram enormes.
Não existem problemas insolúveis, existe o nosso próprio limite pessoal de até onde queremos ir para encontrar as alternativas.
Isso sempre é uma escolha individual.

Um comentário:

  1. Assumir riscos faz parte da função executiva, mas isso não pode ser somente a nível teórico, e sim acontecer no real, no dia-a-dia dos problemas empresariais.

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